domingo, 23 de abril de 2017

Tradicional Feria de Sevilla em Uberlândia

O Grupo Flamenco Veruska Mendes promoveu a tradicional Feria de Abril, evento centenário que acontece em Sevilla ao Sul da Espanha, comemorado também no Brasil pelos descendentes e amantes da cultura espanhola no país.


Quando o frio do inverno dá lugar ao calor e ao sol da primavera, Sevilla está radiante com os preparativos para a mundialmente Famosa Feria de Sevilha.
Esta festa anual, um evento que contagia o coração de todos os Sevilhanos, acontece em Sevilla desde 1847, há mais de 150 anos e desde o início o mês de Abril foi escolhido. Depois da semana Santa, se tornou um espetáculo musical com muitas Sevilhanas como tema principal, é uma celebração dos prazeres da vida, da chegada da primavera e do espírito vibrante de Sevilla. É o auge da Espanha folclórica, onde os vestidos coloridos do Flamenco rodopiam, se ouve o barulho dos cavalos puxando as carruagens pelas ruas. Homens, mulheres, crianças e idosos usam trajes típicos, os vestidos cheios de babados e cores enfeitam as ruas por onde passam, o aroma das laranjas impregna o ar, a música e a dança incessante criam um ambiente de alegria, as pessoas se divertem nas barracas da feira, bebem vinho e saboreiam a gastronomia espanhola, multidões lotam a arena de touros para ver as melhores touradas........é o momento de vivenciar Sevilla!!
 

 
 





 
 
 
 
A Feria de Abril é uma oportunidades para as pessoas saberem um pouco mais sobre a dança Flamenca e tradições espanholas.
Pensando nesta imersão neste universo , Veruska Mendes que é diretora , professora e produtora do Grupo desenvolveu juntamente com seus alunos e parceiros diversas atividades que começaram no dia 02 de abril com apresentação para divulgar o Flamenco na Alfaiataria Bar:
 
 

Veruska Mendes e as alunas  Mariana Naves, Cyntia Corrêa e o percussionista Jack Will
 
 

 
 
 
Nos dias 7 , 8 e 9 de Abril tivemos um ciclo de estudos Flamencos com o Bailaor, percussionista e cantaor Pedro Só Pedro do Tablado Andaluz de Porto Alegre. Ministrando o autêntico flamenco. No curso os alunos tiveram técnicas de corpo e de pés, baile, Cajon e Guitarra, Cante e palmas, Estrutura de Baile , montagem coreográfica e Coreografia de Soleá por Bulerías. Todas as aulas foram muito importantes tanto para músicos e bailaores iniciantes ou mais experientes, pois no flamenco a conexão e interação entre músico
 e bailaor é muito importante. O Bailaor também é músico e pode através de códigos corporais dizer aos músicos como vai ser a estrutura do seu baile.
Pedro Nascido em uma família de artistas Flamencos começou seus estudos aos 6 anos na escola de seus pais. Viajou pra Espanha pra estudar e ganhou bolsa de estudos. De volta ao Brasil segue seu trabalho no Flamenco como professor , bailaor, e criou a Banda Flamencura , fusionando este estilo, com outros, como salsa, jazz, Rock e Samba.
 


 
 
 
 
 
 
O Clima Flamenco também foi garantido pela exposição e vendas de acessórios para baile vindos diretamente da Espanha em parceria com a Ayre Flamenco y Pasión. Pra deixar as bailaoras ainda mais belas para bailar.
 

Mariana Naves- aluna turma iniciante e intermediário
 
 
Patrícia De Souza Costa- aluna iniciante 
 
Cecília Freire- aluna turma Intermedíário
 
 
Atividades teóricas e práticas durante as aulas regulares:
 


 
 
Ensaios para o encerramento da Feria:
 
 
Maíza Segatto-aluna turma avançado
 

 
 

 
 
 
 
 
 E o encerramento da nossa Feria Flamenca foi no dia 19 de Abril no Espaço cultural do Mercado Municipal. Tivemos uma noite especial com apresentações dos alunos
 do Grupo Flamenco Veruska Mendes. que bailaram Sevillanas ( Baile típico desta Feira) além de rumba e Caracoles. Após o Show o público pode conferir a deliciosa gastronomia espanhola no terraço do Mercado Municipal. Uma noite incrível que ficará na memória de todos!!!
 
 



 


 
Sangria- bebida saborosa muito consumida pelos espanhóis!
Um brinde a arte Flamenca!!!
 



                   Enfim foi um mês de intensas atividades, muitos aprendizados e parcerias com:
Espaço cultural do Mercado Municipal, Passo de Art Studio de Dança, Uai
q dança, Ayre Flamenco e Pasión e Doce Churros que tornaram possíveis todas as atividades.
Tudo realizado com muito carinho pra que os alunos e o público tenham um contato cada vez mais profundo e verdadeiro com esta arte que encanta por onde passa! Que venha a próxima Feria! Olé!!
 
Crédito das fotos: Mariana Naves e João Hebert!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário